17/11/2017

Curso de Líderes em Turismo de Aventura - 2017


O nosso curso foi realizado em 19, 20, 21 e 22 de Outubro de 2017, com o instrutor Humberto Medaglia, da Aimberê Treinamentos - Vida ao Ar Livre, organizado pelo Murilo Basei, da Gaudério Adventure. Essas fotos top foram tiradas pelo fotógrafo Rivo Biehl. O curso ocorreu no Acampamento Base, em São Francisco de Paula.

Instrutor: Humberto Medaglia começou suas atividades em 1989 no CUME - Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo. Sócio da Aimberê Treinamentos. Possui formação de Guarda Parques – Senac e Hockinn College – EUA. Cursou Biologia na Universidade Mackenzie. Instrutor Sênior e Ex - Coordenador de Programas da Outward Bound Brasil, líder mundial em educação experiencial ao ar livre à mais de 14 anos. Trabalha em treinamentos coorporativos há mais de uma década para várias instituições. É instrutor de canionismo formado por Patrick Gimat – Ecole Française de Canyonisme. É Chefe de Equipe de Resgate em Caverna, pela Federação Espanhola de Espeleologia – FEE e Sociedade Brasileira de Espeleologia- SBE, elaborou o conteúdo do Curso de Competências Mínimas do Condutor de Turismo de Aventura baseado na NBR 15.285 e ministrou mais de 60 cursos presenciais pelo Brasil, somando mais de 3000 horas de campo e experiência na ABNT NBR 15.285. É Auditor de Sistema de Gestão de Segurança pelo IBQP / Inmetro. Especialista em Turismo de Aventura do Inmetro. Coordenador da Comissão de Estudo que escreveu as ABNT NBR ́S de Técnicas Verticais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 15.501 e 15.502). Conteudista dos cursos: 1- Arvorismo, Tirolesa e Rapel e 2- Canionismo e Cachoeirismo para o Bem Receber Copa. É socorrista em áreas remotas - Wildernnes First Responder, pela Fundacion Ecomed - Argentina e Wilderness Medical Association – CAN e Wildernnes First Responder pela NOLS e Wildernnes Medical Institute - EUA. É Auditor Especialista da ABNT Certificadora, participando da primeira certificação em Sistema de Gestão de Segurança no Brasil.

Os dois primeiros dias foram de aulas teóricas, dentro da sede do Acampamento Base.

DIA 1 – Estacionário: Abertura Institucional; Apresentação do Programa, Metodologia e seus Objetivos; Apresentação Pessoal e Alinhamento de Expectativas; Prova de Conhecimentos e Competências do condutor; Recebimento dos documentos (inscrições, fichas médicas); World café sobre liderança em atividades ao ar livre; Comunicação (dinâmicas e conceitos), inferência; tipos, códigos, atores, escuta ativa; Os Indivíduos: Pirâmide de Maslow: dogmas culturais / religiosos / sociais; Liderança (dinâmicas e conceitos): tipos, estilos;

DIA 2 – Estacionário: Estratégias de comunicação para grupos (preleção, dicas, motivação, boa apresentação e higiene pessoal, linguagem); - Técnicas de navegação e orientação: cartas topográficas, mapas, utilização de bússola, escala, curvas de nível; - Legislação pertinente aplicada ao turismo: Normalização Brasileira, Lei Geral do Turismo; Código Civil de 2002, Responsabilidades Administrativas, Civis e Penais, Código de Defesa do Consumidor;












Depois de muita chuva, um final de tarde espetavular.









Depois, no sábado pela manhã, saímos para campo.

DIAS 3 e 4 – Expedição de campo para exercitar os requesitos da Norma: Interpretação de sinais climáticos, meteorologia: frentes frias, correntes, raios, estações climáticas, segurança; - Requisitos básicos de segurança no turismo de aventura, perigos e riscos ambientais mais comuns; Técnicas de mínimo impacto ambiental: educação ambiental, não deixe rastros, ética e história; Tomada de decisão (dinâmicas e conceitos em expedição): em situações adversas, participativa; Leitura de grupo; Técnicas e exercícios de Feed Back; Manutenção da Competência e Plano Pessoal; Avaliação; Encerramento.
































Terminamos o curso com mais algumas lições sobre navegação com bússola.





Foi um ótimo final de semana de muito aprendizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário