25/07/2016

Novo Windguru (versão beta), com ARQUIVO e ESTATÍSTICAS para ajudar a planejar suas remadas



Gurizada da canoagem,

nesses últimos dias, pesquisando sobre vento, clima e temperatura para a Remada nas Lagoas do Norte, eu identifiquei que o Windguru já está disponibilizando uma versão beta do novo site

Pra quem ainda não conhecia, o Windguru é um serviço especializado em previsões meteorológicas, orientado para os praticantes de canoagem, windsurf, kitesurf (entre outros...). As previsões são baseadas em modelos meteorológicos, estando o Windguru em condições de fornecer previsões para qualquer local no planeta Terra. As previsões apresentadas no site não são declaradamente previsões oficiais: o Windguru desenvolveu o site apenas para ajudar os utilizadores nas previsões. O que vê são tão somente dados numéricos convertidos num formato legível pelos humanos; cabe a cada um decidir a forma de os interpretar. Além disso, os modelos são apenas... modelos; a previsão do tempo é extremamente difícil e os modelos que utilizamos bastante complicados. É normal que as previsões sejam imperfeitas.

Dentre as funcionalidades que encontrei (já existiam mas estavam um pouco escondidas), posso destacar:

- o MAIS... /ARQUIVO (link antigo) contendo um histórico de previsões do tempo, vento, temperatura para os principais locais de previsão (estão disponíveis para locais na lista principal, não para locais personalizados). Na maioria dos locais, o arquivo começa quando o local foi adicionado à lista. Além disso, é legal destacar que os dados arquivados não se baseiam em valores reais de medição no local! Estes provém dos dados produzidos pelo modelo de previsão. Em cada ciclo do modelo (a cada 6 horas) o arquivo é preenchido com os valores de previsão mais próximos. Em cada noite, as estatísticas são regeneradas com base nos dados arquivados.


- Tem também um item chamado de MAIS... / ESTATÍSTICAS (link antigo), que mostra as estatísticas mensais de vento e temperatura. Os dados arquivados apenas estão disponíveis para locais na lista principal (não para locais personalizados). Na maioria dos locais, o arquivo começa quando o local foi adicionado à lista. É legal destacar que as Estatísticas não são baseadas em valores reais medidos no local! Estes provém dos dados produzidos pelo modelo de previsão. Em cada ciclo do modelo (a cada 6 horas) o arquivo é preenchido com os valores de previsão mais próximos. Em cada noite, as estatísticas são regeneradas com base nos dados arquivados.


Nestas estatísticas:

- o item Vento - número de dias mostra o número de dias por cada mês em que foi previsto, pelo menos, vento X Bft, durante 3 horas durante o dia (aproximadamente das 10 às 17). Para quem não conhece a Escala de Beaufort vale a pena olhar este post sobre Ventos na Lagoa dos Patos.

- o item Temperatura diária é temperatura média prevista durante o dia (10 às 17).

- o item Temperatura noturna é temperatura média prevista durante a noite (aproximadamente das 22 às 4).

Abaixo os principais locais do RS:

Principais spots da capital e norte gaúcho.
Barrinha (Tramandaí) [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
- Ilha dos Marinheiros - Porto Alegre, Sul
 [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
Lagoa da Custódia (Tramandaí) [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
Lagoa do Armazem (Tramandaí) [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
- Lagoa dos Barros (Osório) [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
- Morro Ferrabraz, Sapiranga-RS [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
- Porto Alegre [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]
- São Leopoldo, Scharlau [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]

Spot principal da zona Sul do RS.
- Rio Grande [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]

Spot principal lá da fronteira.
- Uruguaiana [Previsão] [Arquivo] [Estatísticas]

Achei bem interessante e resolvi compartilhar. Vale a pena conferir, pois é uma ferramenta legal para programar remadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário